O filme Cold Mountain é a adaptação para o cinema do livro 'Montanha Gelada' de Charles Frazier, grande sucesso nos EUA tanto de crítica como de público.O longa-metragem de 2003 é dirigido por Anthony Minghella (o mesmo que ganhou o oscar de melhor direção em 1996 pelo belíssimo O Paciente Inglês ). O elenco conta com os protagonistas Ada (Nicole Kidman de 'Molin Rouge'), Inman (Jude Law de O Talentoso Ripley) e Ruby Thewes (Renée Zellweger da Bridget Jones).
A narrativa basicamente conta a história de amor entre Inman. Ada é uma moça nobre e culta que muda-se com o pai para Cold Mountain na Carolina do Norte. Inman é um trabalhador braçal da fazenda, que deseja ser convocado para a Guerra Civil Estadunidense (guerra ocorrida nos Estados Unidos entre 1861 e 1865. Foi o conflito que causou mais mortes de norte-americanos, num total estimado em 970 mil pessoas - dos quais 618 mil eram soldados - cerca de 3% da população americana à época. As causas da guerra civil, seu desfecho, são motivos de controvérsia e debate até os dias de hoje).
Um clima discreto e delicado de romance se inicia entre os dois, mas Inman é logo convocado à guerra. Após se ferir decidi desertar e retornar para Ada, passando por muitos momentos de sofrimento, tendo que fugir dos caçadores de desertores, vai encontrando escravos, inimigos inesperados, lutas e perseguições, e também com pessoas que o ajudam a sobreviver e ter forças de voltar à amada.
Enquanto isso, Ada escreve doces cartas esperançosas pelo regresso do amado, trabalha duramente com Rubby para reerguer a fazenda e sobreviver em meio às duras consequências que a guerra trouxe ao povo. Ambos sobrevivem às adversidades e se reencontram, para um romântico e trágico final.
O filme particularmente me encantou pelas belos diálogos, fotografia impecável (o cenário foram montanhas da Transilvânia, na Romênia). Por isso, Cold Mountain recebeu além de um Oscar e um Globo de outro (ambos para Renée Zellweger, como atriz secundária ), o filme ganhou mais outras 12 premiações e 61 indicações.
por Luciane Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário